5.9.07

EU E OS CHOCOLATES



Quando éramos pequenos, só nos davam chocolates ao fim de semana. Por norma era ao domingo. Ficavam escondidos num armário à chave, mesmo por cima da televisão. Eu sabia qual era o armário, e um dia também soube onde estava a chave, de maneira que de vez em quando lá ia buscar uma cadeira à cozinha e as tabletes lá diminuíam misteriosamente de tamanho. Por vezes ansiava por esse momento de estar sozinho em casa para assaltar o esconderijo proibido dos chocolates e poder deliciar-me com o tesouro roubado. Mas rapidamente era apanhado e lá cumpria as minhas penitências e castigos, que nunca pesavam mais do que o prazer desse fruto proibido. Foi por esta altura que eu descobri que o chocolate proibido era o mais apetecido.
Os meus preferidos eram os ovos ou barritas kinder – aliás ainda o são. Um dia sem querer, enquanto a minha irmã dormia, comi os dois ovos seguidos, seguindo-se de um grande responso assim que a minha irmã acordou sem kinder. Mas era mais forte que eu – ainda o é – o prazer de deixar desfazer um chocolate na boca, sentir o doce a invadir-me, formando como que uma espécie de segunda língua ou capa protectora em chocolate, que a pouco e pouco se desfaz e escorrega pela garganta. Para mim não existe outro prazer semelhante. Eu troco chocolates por tudo. Para mim, o melhor presente são chocolates, a melhor sobremesa é bolo ou mousse de chocolate e a melhor a maneira de estar sozinho é na companhia de chocolates. O meu tio António, que vive em Andorra, sempre que vinha de ferias, trazia duas grandes barras de chocolate preto. Inicialmente custou-me a habituar ao sabor, era amargo, diferente, mas antes mesmo de ele voltar a viajar eu já tinha feito desaparecer os presentes, sozinho. Isto porque lá em casa ninguém gostava de chocolate preto, e seria desagradável acumular no armário quilos de tabletes. Depois comecei a apreciar chocolate branco, e rapidamente inventara uma maneira de fazer mousse de chocolate branco caseira em substituição à outra que eu já fazia quinzenalmente com 7 gemas de ovo e 7 colheres de açúcar. Seguiram-se as bolachas de chocolate, bolos de chocolate, bolicaos, bem como todos os derivados, assim como chocolate de leite simples, com avelãs, amêndoas, pistachio, crocante, bombos e afins. Os únicos que ainda hoje não consigo comer são chocolates ou bombos com licores, acho-os enjoativos e intragáveis. Assim vivo eu uma vida inteira de chocolate, embalado por histórias da bruxa com casa de chocolate e a adorar filmes como a Fabrica de Chocolate. Havia alturas em que o meu lanche era composto por pão barrado com chocolate, bolachas de chocolate e leite com chocolate. Quando estou triste ou mais deprimido compenso-me com quilos de chocolate que devoro em frente da televisão a ver o Pretty Woman. Curiosamente, em tanta depressão banhada em chocolate nunca engordei. Ou melhor, até há uns anos atrás nunca tinha engordado. Mas ultimamente noto que algumas calças deixaram de me servir e outras apertam mesmo a muito custo. Decidi começar a fazer uma dieta rigorosa, à base de vegetais e sopas e as calças já quase que entram, o botão ainda não aperta mas hei-de lá chegar. Ás vezes fico um bocadinho triste por ter engordado, e para matar a tristeza lá vai um chocolatinho às escondidas, e depois ainda fico mais triste por tê-lo comido, entro em depressão e como outro e tou a ver que por este andar esta dieta é impraticável mas já assumi que sou viciado em chocolates. Vou é montar um grupo género VCA – viciados em chocolate, anónimos. Deixar de os comer não deixo, mas pelo menos não me sinto tão mal com isso ao ouvir as mesmas histórias da boca de outros.

13 comentários:

Anónimo disse...

Eu adorooooooooo chocolate!! mas os kilos adoram-me tb lol... Prefiro o chocolate branco. Aliás, recordo-me de uns chocolates muito bons que axo k se xamavam "galak" (algo assim) que eram fantásticos.. mas enfim, estou proibido lol.

Abraço e bom apetite ;)

pedro

Nitinh@ disse...

Eu gostaria muito de fazer parte dos VCA! Sou completamente viciada! Se puder como uma tablete inteira de chocolate todos os dias. Durante uma semana fiz isso mas percebi que deu muito mau resultado, como estou na fase da adolescência fiquei com a cara repleta de borbulhas! Desde então não como chocolate! (Só ás vezes ás escondidas de mim =P)

Beijo grande!!

Margaret disse...

nem queiras tu saber... a minha mãe teve de me esconder as tabletes que amigos da suiça todos os anos oferecem às meias duzias, e volta e meia vinha-me dar 4 quadradinhos. mas hoje descobri o filao! e derrubei logo 3 vezes a dose que a minha mae me dá ehe admito... sou viciadissima. sabias que comer chocolate é+ estimulante do que qualquer beijo? e li isso numa revista masculina!

Pedro Eleutério disse...

Eu resisto aos chocolates há anos. Tive de aprender a fazê-lo. Hoje em dia devo comer chocolates no Natal e pouco mais. Virei-me para os gelados e ao invés do Pretty Woman vou mais para o Notting Hill - mas a Julia é sempre a Julia.

Um abraço
Pedro

Denise disse...

Na gosto de chocolate, a não ser o preto... Não os queres oferecer?! =D
Se um dia engordar, de certeza que não vai ser por isso... =)

Bjinho*

Nini disse...

Onde posso inscrever no VCA ?

Se achavas que eras o único viciado nessa iguaria estava redondamente enganado.

O Chocolate além de gostoso é um remédio para os males da alma.

Claro que faz engordar mas um pouqinho de vez em quando para matar o stress sabem tão bem, apenas temos que compensar com um pouco de actividade física para queimar as calorias.

O meu preferido é o branco (e lembro-me da marca Galak (tinha um golfinho na embalagem)....não consigo resistir...por isso....."mi bou" comer chocolate

;)

Conguitos disse...

ai ai eu adoro mesmo chocolate. Mesmo muito muito muito. Ao contrário de ti sempre que comia mais do que a conta lá engordo mais um pouquinho então tenho mesmo de não cair em tentação. Lembro-me uma altura em que ofereceram "guillian" (acho que se escreve assim) à minha irmã que não pode comer pois sofre de enxaquecas e roubei-lhe uns quantos ela de tão chateada que ficou comeu o resto da caixa toda. Dizia ela que era para eu não lhe roubar mais. Depois lá ficou doente e no meu dos delirios das dores ela lá ia dizendo - A culpa é tua. Porque me fazes isto.
Bem nunca mais lhe roubei lloll

Alien David Sousa disse...

Uau Pedro! Quanto mais te conheço mais assustada fico. :|

Pensei que a única coisa que tínhamos em comum era a paixão pela Diva M.
" Express yourself, don’t repress yourself" :)

Mas ao ler este teu texto ia caindo para o lado. Então não é que tu para além de adorares chocolates como eu, também não gostas dos bombos com licores?

Geralmente quem gosta de chocolates também faz com que esses marchem! Eu não! Tu não! :O

Quanto à Dieta. Ah pois é! Eu tenho cuidadito porque quero manter a minha linha. Até já experimentei os chocolates da Canderel lol

Adoro chocolates, mas se ficar obesa vou-me odiar lol Por isso toca a fazer com que essas calças apertem.

Outra coisa, foste viciado em Coca-cola!
Eu ainda SOU!;) Nada sabe melhor do que aquele primeiro golo numa coca-cola

Enfim, vai contando mais sobre ti porque eu estou a fazer uma lista das coisas que temos em comum. No final ajustamos contas hehe

Beijinhos lindo

Unknown disse...

Hum... se houvesse Inferno para mim muito mais simbólico que a maçã seria a Eva ter comido uma tablete de chocolate lol. Eu sou completamente "agarrado" a esse vicio e gosto deles todos, até os de licor (como eu gostava de enjoar a algum para não os comer todos). Por enquanto vivo a alegre fase do não engordar mas olha, quando passar não sei o que fazer. Cria lá o grupo e conta comigo lol!! Já disse que faço uns brigadeiros de chorar por mais?? lolol

peter_pina disse...

bem, axo k já percebi o recado!

vamos mesmo criar nós todos os VCA

temos é de criar algumas regras!!!

sim k eu ha 2 dias k tou a ter uma recaída e Guylian.....

Martinha disse...

Eu também gosto imenso de chocolate! Sempre que posso vou comendo uns bocadinhos, sempre sem exagerar claro.
E agora depois de ler a tua crónica deixaste-me com vontade de ir comer um chocolatinho. LOL xD
Beijo *

Filipe Carrilho disse...

Ate' a' bem pouco tempo o meu frigorifico era habitado por chocolates de todas maneiras , feitios , formas e sabores ! x) as minhas idas a' Suiça , nunca dispensam uma bela parte da mala para os chocolates ! Todos ca' em casam adoram ! =)

* CHOCOLATE PRETO ? NA~O ! Na~o consigo ! Podias ter dito , passava por a Loja e deixava-te la' uns quantos ! ^^

xD

Anónimo disse...

Eu, numa altura da minha vida em que não recordo a hora nem o dia, comecei a trocar, lentamente, o chocolate por morango. Não sei bem como nem porquê, mas é a verdade.

Nunca gostei de chocolate "normal" e muito menos daquele mais preto - ou amargo. E, por causa de nunca saber se as coisas que peço com chocolate têm esse chocolate ou o de leite, prefiro outras coisas.

O branco, esse, é difícil de não acertar :)

**